Para quem
Docentes de instituições públicas e privadas que atuam na Educação Básica.
Carga horária
O programa é composto por 30 horas de curso, realizado totalmente a distância. Cada um dos três módulos terá um encontro ao vivo, por videoconferência, com duração de duas horas. Os encontros síncronos para docentes serão realizados sempre às terças-feira e para gestores sempre às quartas-feiras. Além dos encontros síncronos, a carga horária do conteúdo autoinstrucional será dividida da seguinte forma:
Curso para docentes
Encontros síncronos realizados sempre às terças-feira
Mód. 1 – Introdução e entendimento: 6 horas
Mód. 2 – Organização e planejamento: 10 horas
Mód. 3 – Implementação e transformação: 8 horas
Período
Início: 6 de setembro de 2021
Término: 26 de novembro de 2021
Total de 12 semanas
O futuro da educação é o ensino híbrido. E, nas melhores e mais inovadoras escolas, ele já é realidade.
Muito mais que uma tendência da educação, o ensino híbrido chegou para ficar. Por isso, invista numa preparação qualificada e seja um educador que faz parte da transformação. Afinal, a sua formação impacta diretamente na formação dos seus alunos.
Esse modelo de ensino vai muito além da integração entre on-line e off-line. Ele apresenta práticas inovadoras, sustentadas e disruptivas, que propõem mais autonomia do estudante sobre seu processo de aprendizagem.
Em nosso curso de curta duração Comunidade Ensino Híbrido na Prática, realizado em parceria com a Sincroniza Educação, você vai aprender esse e muitos outros conceitos que vão te ajudar a transformar sua prática pedagógica.
Objetivos do curso:
- conhecer técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam aprendizagem on-line e off-line, remota e presencial;
- utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento, personalizar o ensino e desenvolver a autonomia dos alunos;
- conhecer os elementos do modelo virtual aprimorado do ensino híbrido e aplicar no modelo escolar;
- planejar e aplicar aulas seguindo estruturas e estratégias no modelo virtual aprimorado.
Metodologias:
Os materiais de cada trilha que se destina ao estudo assíncrono e autodirigido são variados para contemplar diferentes formas de aprender. Serão utilizados vídeos, podcasts, infográficos, slides interativos e propostas de atividades práticas na construção do aprendizado.
Já os momentos síncronos consistem em aulas exclusivas com os autores do curso, voltadas para a discussão das atividades práticas e o compartilhamento de dúvidas e de boas práticas.
A metodologia do processo formativo possui quatro premissas:
- homologia de processos;
- aprendizagem ativa;
- aprendizagem colaborativa (por pares);
- diversificação de estratégias pedagógicas.
Módulo 1 – Introdução e entendimento
- Apresentação do curso e combinados;
- Conceito de ensino híbrido, modelos e características;
- Modelo virtual aprimorado;
- Personalização e autonomia no modelo virtual aprimorado;
- Cuidados antes de implementar o modelo virtual aprimorado;
Módulo 2 – Organização e planejamento
- Possibilidades estruturais da escola;
- Metodologias e recursos;
- Recursos educacionais digitais;
- Planejamento no ensino híbrido;
- Planejamento reverso e suas práticas;
- Objetivos e conteúdo de um currículo;
- Ferramentas de acompanhamento da aprendizagem;
- Recursos estruturantes de cursos on-line;
- Ambiente físico para o ensino híbrido;
Módulo 3 – Implementação e transformação
- Princípios do design instrucional;
- Objetos digitais de aprendizagem;
- Experiências presenciais de aprendizagem;
- Avaliação e comunicação no ensino híbrido;
- Ensino híbrido e suas ações;
- Ações com foco em escalabilidade e perenidade;
- Revisão de conceitos do ensino híbrido com foco no modelo virtual aprimorado.
Módulo 1 – Introdução e entendimento
- Apresentação do curso e combinados;
- Conceito de ensino híbrido, modelos e características;
- Modelo virtual aprimorado;
- Personalização e autonomia no modelo virtual aprimorado;
- Cuidados antes de implementar o modelo virtual aprimorado;
Módulo 2 – Organização e planejamento
- Possibilidades estruturais da escola;
- Metodologias e recursos;
- Recursos educacionais digitais;
- Planejamento no ensino híbrido;
- Planejamento reverso e suas práticas;
- Objetivos e conteúdo de um currículo;
- Ferramentas de acompanhamento da aprendizagem;
- Recursos estruturantes de cursos on-line;
- Ambiente físico para o ensino híbrido;
Módulo 3 – Implementação e transformação
- Princípios do design instrucional;
- Objetos digitais de aprendizagem;
- Experiências presenciais de aprendizagem;
- Avaliação e comunicação no ensino híbrido;
- Ensino híbrido e suas ações;
- Ações com foco em escalabilidade e perenidade;
- Revisão de conceitos do ensino híbrido com foco no modelo virtual aprimorado.